O poder de investir nas pessoas




Muito se fala em gestão de pessoas, em perfis de colaboradores, em retenção de talentos e nas melhores empresas para se trabalhar, e isso converge na importância de valorizar o capital humano. Mas o quanto os gestores, líderes e profissionais de Recursos Humanos estão preparados para se adequar a esta nova tendência?

O que é certo, segundo pesquisa feita por Cyntia Montgomery, professora de Administração de Empresas da Harvard Business School, é que investir em pessoas é sempre o melhor caminho. Assim, foi constatado em suas pesquisas que, para superar uma empresa que tem como base o investimento em pessoas é preciso pelo menos sete anos de tentativas. Enquanto que as empresas que investem em preços de produtos levam apenas 60 dias para serem superadas, por exemplo.

Embora a realidade e pesquisas comprovem esta afirmação existem profissionais, que mesmo lidando há anos com gestão de pessoas ainda são céticos e resistentes aos processos que estimulam a valorização das pessoas e ainda preferem os modelos com foco apenas nos resultados. Empresas com essa cultura organizacional geralmente são as que não conseguem reter seus talentos e manter os colaboradores motivados, pois o foco está apenas no lucro em si.

Felizmente de outro lado, de forma crescente, há uma leva de profissionais de RH e Gestão de Pessoas que estão antenados com as necessidades tanto das organizações quanto de seus colaboradores. Esta geração de gestores tem foco no investimento em capacitação e qualificação dos liderados. Nesse sentido, Treinamento e Desenvolvimento - T&D, a exemplo de formações em Coaching, que buscam ampliar e desenvolver as competências, aprimorar e habilidades são bem-vistas.

Formações que oferecem capacitação são bem-recebidas pelos colaboradores, pois reafirmam a confiança da empresa em seu potencial e dá a estes a segurança necessária para continuarem na organização, a contribuir com ideias, inovações, melhorias e trazer resultados ainda mais efetivos.

O investimento das empresas nas pessoas é fundamental nos resultados e, é uma competência essencial que deve ser estimulada também pelos líderes, pois buscar ampliar a visão e focar no desenvolvimento dos colaboradores e da empresa, de forma sistêmica, é investir em melhorias contínuas para todos.

Por José Roberto Marques para o RH.com.br
É um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento - Advanced Coach Senior (Pós Master Coach). Site IBC: http://www.ibccoaching.com.br/ - Facebook: http://www.facebook.com.br






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Teletrabalho ou Home office uma nova tendência