OS PERGAMINHOS DO MAIOR VENDEDOR DO MUNDO



Olá amigos(as) desta Comunidade,

Og Mandino (Augustine Mandino) nasceu em 12 de dezembro de 1923 e morreu em 3 de setembro de 1996 com 73 anos, foi um dos maiores escritores e considerado o guru do setor de vendas. Ex- alcoólatra que quase chegou ao suicídio, tornou-se milionário ao publicar "O maior vendedor do mundo", ao 52 anos chocou o setor ao renunciar à presidência para dedicar-se em tempo integral a escrever e dar palestras.







Primeiro Pergaminho:

Hoje começo uma nova vida, pois uma nova pessoa começa a germinar dentro de mim. Escolhi um novo caminho, mas atenho em minhas mãos o roteiro que me guiará por terras desconhecidas até alcançar o meu tesouro. Aceito e estou preparado para os princípios que me guiarão das sombras para a luz da riqueza, posição e felicidade, bem além dos meus sonhos mais extravagantes. A experiência na caminhada é importante, mas apenas os princípios permanecem e estes, agora, tenho em meu poder, pois as leis que me levarão à grandeza estão contidas nas palavras dos pergaminhos. Eles me ensinarão muito mais evitar o fracasso do que obter o êxito, pois o que é o êxito senão um estado de espírito? O fracasso é a incapacidade do homem em atingir seus objetivos na vida, sejam eles quais forem.

A diferença entre aqueles que falharam e os que obtiveram sucesso está na adoção de hábitos. Bons hábitos são a chave do sucesso. Assim formarei bons hábitos e os adotarei como regra de vida. Meus maus hábitos serão destruídos e novos sulcos serão preparados para as novas e boas sementes. Formarei esses hábitos através desses pergaminhos, pois cada um deles contém um princípio que expulsará os maus hábitos de minha vida e nela recolocará outro que me conduzirá para mais perto do sucesso. Como ocorre na natureza, apenas um hábito pode dominar outro hábito.

Eu lerei cada pergaminho por trinta dias seguidos, da maneira recomendada, antes de passar ao pergaminho seguinte. Primeiro lerei as palavras em silêncio ao acordar. Depois lerei em silêncio, após almoçar. Finalmente, lerei de novo, antes de adormecer e, nesta ocasião, o lerei em voz alta. No dia seguinte repetirei o processo e continuarei dessa maneira por trinta dias. Só então tomarei o pergaminho seguinte e repetirei esse mesmo processo por outros trinta dias. Continuarei assim até viver com cada pergaminho por trinta dias para que minha leitura se torne um hábito.

Esse hábito é um outro segredo oculto das conquistas humanas. Com a repetição das palavras diariamente, elas logo se tornarão parte de minha mente ativa, porém, mais importante, também se infiltrarão em minha mente subconsciente, essa misteriosa fonte que nunca dorme, que cria meus sonhos e, freqüentemente me faz agir de maneira que mal percebo.

Assim que as palavras destes pergaminhos forem assimiladas pela minha mente subconsciente, que começarei a despertar, cada manhã, com uma vitalidade que jamais conheci antes. Meu vigor aumentará, meu entusiasmo se erguerá, meu desejo de conquistar o mundo ultrapassará qualquer medo que um dia conheci ao nascer do sol e serei mais feliz do que jamais acreditei ser possível neste mundo.

Finalmente encontrar-me-ei reagindo em todas as situações que confrontar, conforme está recomendado nos pergaminhos, e logo estas ações e reações se tornarão fáceis de executar.

Assim nasce um novo e bom hábito, pois, quando uma atividade é executada através de constante repetição, torna-se um hábito fácil de praticar e passa a fazer parte da natureza do homem.

A partir de hoje nada retardará ao crescimento de minha nova vida. Não deixarei um dia sequer de fazer essas leituras, pois este dia não pode ser recuperado nem posso substituí-lo por outro. Beberei toda a sabedoria dessas instruções e sorverei a semente do êxito. Andarei altivo por entre os homens e eles me reconhecerão pois hoje sou um homem com uma vida nova.

Segundo Pergaminho:

Saudarei este dia com amor no coração, pois este é o maior segredo do êxito em todas as aventuras. Os músculos podem partir um escudo e até destruir a vida, mas apenas os poderes invisíveis do amor podem abrir os corações dos homens. Farei do amor a minha maior arma e ninguém que a enfrente poderá defender-se de sua força. Podem opor-se ao meu raciocínio, desconfiar do meu discurso, desaprovar meus trajes, rejeitar meu rosto e podem até suspeitar de meus negócios, contudo, meu amor estremecerá todos os corações.

De hoje em diante olharei todas as coisas com amor e renascerei. Amarei o sol que aquece meu corpo, amarei a chuva que purifica meu espírito, amarei a luz porque me mostra o caminho e amarei a escuridão porque me faz ver as estrelas. Eu receberei a felicidade porque ela engrandece o meu coração e tolerarei a tristeza porque abre a minha alma. Aceitarei os prêmios porque são minhas recompensas e receberei de bom grado os obstáculos porque eles são o meu desafio.

Saudarei o dia com amor no coração. Enaltecerei meus inimigos e eles se tornarão amigos. Encontrarei razões para aplaudir e jamais arranjarei justificativas para maldizer. Quando tentado a criticar, morderei a língua. Quando tiver de elogiar alguém, falarei alto, acima dos tetos.

Farei como os pássaros, o vento, o mar e toda a natureza falam para louvar o seu criador. Conversarei no mesmo tom com meus filhos. De hoje em diante relembrarei este segredo e mudarei minha vida.

Amarei todos os comportamentos dos homens, pois cada um tem qualidades para ser admirado, mesmo que estejam ocultas. Derrubarei o muro da discórdia e do ódio que construíram em volta dos corações e, em seu lugar, construirei pontes para que o amor possa entrar em suas almas.

Amarei a ambição, pois ela pode inspirar-me; entenderei os fracassos, pois eles podem ensinar-me. Amarei os ricos, pois eles são solitários e amarei os pobres pois eles são carentes. Amarei os jovens pela sua fé e amarei os velhos pela sua sabedoria. Responderei às reações dos outros com amor, pois o amor também é meu escudo para repelir as setas do ódio e as lanças da ira. A adversidade e o despeito se chocarão contra o meu escudo e se tornarão suaves como as chuvas brandas. Esse escudo me protegerá e eu o usarei até o dia em que ele seja parte de mim.

Enfrentarei cada um que encontrar com amor no coração. Em silêncio, para mim mesmo, direi: “eu amo você”. Embora ditas em silêncio, essas palavras brilharão em meus olhos, relaxarão minha fronte e trarão um sorriso a meus lábios, ecoarão em minha voz e o coração dele se abrirá. Ninguém dirá não para mim quando seu coração sente meu amor. Saudarei esse dia com amor e terei êxito.

Terceiro Pergaminho:

Persistirei até vencer. É na persistência de um homem que se pode medir a sua bravura. De hoje em diante reconhecerei que, cada dia, sou testado pela vida para medir minha bravura. Se persisto, se continuo a investir, serei bem sucedido.

Sempre darei um passo à frente. Se este não resultar em nada, darei outro e mais outro. Em verdade, dar um passo de cada vez não é difícil.

Persistirei até vencer. Jamais aceitarei a derrota e retirarei do meu vocabulário palavras e expressões tais como “desistir”, “não posso mais”, “incapaz”, “impossível”, “recuo”. Ignorarei os obstáculos sob meus pés e manterei meus olhos firmes nos objetivos acima de minha cabeça, pois sei que onde um deserto árido termina, a grama verde nasce.

Eu me lembrarei das velhas leis e as usarei em meu benefício. Persistirei com o conhecimento de que cada fracasso aumentará minha oportunidade de êxito na tentativa seguinte.

De hoje em diante aprenderei a aplicar outro segredo importante para o sucesso do meu trabalho. Ao findar cada dia, independente de êxito ou fracasso, tentarei efetuar mais um negócio. Tentarei novamente e farei uma tentativa mais para fechar com a vitória. Assim plantarei a semente do êxito de amanhã e ganharei uma insuperável vantagem sobre aqueles que interrompem o trabalho a uma determinada hora.

No dia seguinte, esquecerei os acontecimentos do dia anterior, sejam eles bons ou ruins e saudarei o novo sol com a confiança que este será o melhor dia de minha vida.

Até onde o fôlego me acompanhar, persistirei, pois agora conheço um dos maiores princípios do êxito: se persisto bastante, venço. Então eu persistirei e eu vencerei.

Quarto Pergaminho:

Sou o maior milagre da natureza. Desde o começo dos tempos jamais houve outra com a minha mente, meu coração, meus olhos, meus ouvidos, minhas mãos, minha boca. Ninguém pode pensar exatamente como eu. Sou uma criatura única em todo o universo.

Essa singularidade que me envolve é a minha diferença e ela me enche de orgulho. Investirei nessa diferença para conquistar o meu sucesso. Sou raro e valioso. Tenho potencial ilimitado.

Posso multiplicar minhas realizações. Não estou nesta terra por acaso. Fui concebido em amor e trazido à luz com um propósito. – crescer como uma montanha. Como a montanha é parte da natureza, ela não conhece a derrota. Como sou uma pessoa única no universo, vencerei porque sou o maior milagre da natureza.

Quinto Pergaminho:

Viverei hoje como se fosse o meu último dia. Como esse dia é muito precioso, tamparei seu conteúdo de vida para que nenhuma gota se derrame na areia.

Não desperdiçarei um só segundo pensando no passado nem tampouco no futuro porque não posso transportá-los para o meu dia de hoje. Este dia é tudo o que eu tenho e estas horas são agora a minha eternidade.

Este dia é uma outra oportunidade para que eu me torne a pessoa que poderei ser. Este será o meu dia de vencer! Não o desperdiçarei com sentimentos negativos: a dúvida, enterrarei sob a fé; o medo, derrotarei com confiança.

Viverei hoje como se fosse meu último dia. E se for, será meu maior monumento. Farei deste o melhor dia de minha vida. E, se não for, cairei de joelhos e agradecerei aos céus.

Sexto Pergaminho:

Hoje serei dono de minhas emoções. As árvores e as plantas dependem da temperatura para florescerem, mas eu farei minha própria temperatura e a transportarei comigo.

Não trarei a melancolia, a escuridão e o pessimismo aos meus clientes. Levarei até eles a alegria, o entusiasmo, a claridade e o riso e eles reagirão com otimismo.

A minha temperatura produzirá uma colheita de bons negócios e uma gorda conta bancária. “Fraco é aquele que permite que seus pensamentos controlem as suas ações; forte é aquele que forja suas ações para controlar seus pensamentos”.

Cantarei se me sentir deprimido, avançarei se sentir medo, dançarei se me sentir inseguro, recordarei meus objetivos se me sentir vacilante.

Também tentarei compreender o ânimo daquele a quem visito e depois procurarei ser compreendido. Serei dono dos meus ânimos e assim controlarei o meu destino. Serei grande.

Sétimo Pergaminho:

Vou rir de mim e do mundo. Rirei para afastar as preocupações, rirei para estar mais alegre, rirei para ter vida longa e, sobretudo, rirei de mim mesmo.

Vou rir dos meus fracassos e eles se evaporarão nas nuvens de novos sonhos. Vou rir das minhas vitórias para que elas atraiam outras maiores. Rirei do mal para que ele morra esquecido e rirei da bondade para que ela triunfe.

De hoje em diante não mais derramarei uma lágrima de sofrimento, porque cada sorriso meu pode ser trocado por um bom negócio e cada palavra gentil saída de meu coração pode alavancar um novo contrato.

Rindo assim sempre permanecerei jovem e, enquanto rir, jamais serei pobre. Apenas com o sorriso e a felicidade posso apreciar os frutos do meu trabalho. Serei feliz. Terei êxito.

Oitavo Pergaminho:

Hoje centuplicarei meu valor. Como um grão de trigo que brota e floresce, eu também florescerei para realizar meus sonhos. Como já sei que posso escolher meu próprio destino, estabelecerei objetivos para cada dia, cada semana, cada mês da minha vida.

O meu melhor desempenho será sempre o padrão sobre o qual projetarei meu futuro. Serão sempre objetivos muito altos pois, “é melhor apontar minha lança para a lua e acertar numa águia do que apontar apenas para a águia e acertar apenas na rocha”.

A altura dos meus objetivos não me intimidará. Se, para alcançá-los eu tiver de tropeçar, tropeçarei e me erguerei corajoso. Deixarei que os outros construam sua caverna, eu construirei o meu castelo!

Hoje centuplicarei o meu valor porque as palavras desse pergaminho ficarão vivamente alojadas na minha mente e transformarão meus sonhos em realidade.

Hoje superarei toda a ação que executei ontem e, amanhã superarei a que executarei hoje. Superar meus próprios feitos é a minha missão.

Hoje centuplicarei o meu valor porque o vento levará a minha voz aos que me darão ouvidos e minhas palavras anunciarão meus objetivos. Serei meu próprio profeta e todos conhecerão os meus sonhos porque sempre anunciarei meus objetivos ao mundo. Assim, não haverá saída para mim até que minhas palavras se tornem feitos realizados. Contudo, jamais proclamarei minhas realizações. Nono Pergaminho:

Agirei agora somente a ação transforma meus sonhos, meus planos, meus objetivos em força viva. A ação é o alimento e a bebida que nutrirá meu êxito.

Minha acomodação nasceu do medo. Agora sei que para romper o medo devo sempre agir sem hesitação. A ação aniquila o medo e forja um coração valente.

Agirei agora. Agirei Agora. Agirei agora. De hoje em diante repetirei essas palavras sempre e sempre para que elas se tornem um hábito como minha respiração e comandem as minhas ações. Estas são as palavras com as quais condicionarei a minha mente para enfrentar todos os desafios que o medo nos leva a acovardar-nos.

Agirei agora. Apenas a ação determina meu valor no mercado dos negócios e, para multiplicar meu valor, multiplicarei as minhas ações.

Andarei por onde o fracasso teme andar. Trabalharei enquanto o fracasso descansa. Conversarei enquanto o fracasso permanece calado.

Agirei agora, pois o agora é tudo o que tenho. Sinto fome de êxito. Sinto sede de felicidade e de conforto material. Agirei para não correr o risco de desaguar no fracasso. Eu ordenarei e obedecerei às minhas próprias ordens.

Agirei agora: esta é a hora, este é o lugar e eu sou a pessoa certa. Por isso, agirei agora!

Décimo Pergaminho:

Buscarei abrigo numa força divina.

Para alcançar meus objetivos, pedirei e confiarei num poder superior, capaz de ouvir e atender a minha súplica.

Jamais pedirei as coisas materiais do mundo. Suplicarei apenas por orientação para que eu venha a saber a maneira de adquirir os bens materiais e a fartura.

Serei sempre atendido em minha súplica. Suplicarei como um vendedor, desta maneira:

“Ó, Criador de todas as coisas, ajudai-me. Pois hoje saio pelo mundo nu e só e, sem Vossa mão para orientar, desviar-me-ei do caminho que conduz ao êxito e à felicidade.

Não pelo ouro ou roupa ou mesmo oportunidades segundo minha capacidade, mas orientação para que possa adquirir capacidade segundo minhas oportunidades.

Ao leão e à águia ensinastes a caçar e a prosperar com os dentes e as garras. Ensinai-me a caçar com palavras e a prosperar com amor para que eu possa ser um leão entre os homens e uma águia nos negócios.

Ajudai-me a permanecer humilde nos obstáculos e fracassos; mas não oculteis dos meus olhos o prêmio que virá com a vitória.

Conferi-me tarefas para as quais outros fracassaram; mas orientaime na colheita das sementes do êxito nos fracassos dos outros. Confrontei-me com temores que temperarão o meu espírito; mas dotei-me de coragem para rir de meus receios.

Reservai-me dias suficientes para alcançar meus objetivos; mas ajudai-me a viver este dia como se fosse o meu último dia.

Orientai-me em minhas palavras para que elas frutifiquem; mas acautelai-me a língua para que a ninguém difame. Disciplinai-me no hábito de tentar sempre e sempre; mas mostraime a maneira de utilizar-me da lei das médias. Favorecei-me com a prontidão em reconhecer as oportunidades; mas dotai-me com a paciência que concentrará minha força.

Banhai-me em bons hábitos, para que os maus hábitos se afoguem; mas concedei-me a compaixão pela fraqueza dos outros. Dá-me humildade para compreender que todas coisas passarão; mas ajudai-me a contar minhas bênçãos de hoje.

Sujeitai-me ao ódio, para que ele não seja um estranho; mas enchei minha taça de amor para transformar estranhos em amigos.

Mas que todas as coisas aconteçam apenas segundo a vossa vontade. Sou uma uva pequena e solitária compondo a vinha, mas me fizestes diferentes de todas as outras. Em verdade, deve haver um lugar especial para mim. Orientai-me ajudai-me. Mostrai-me o caminho.

Deixai-me ser tudo aquilo que planejaste para mim quando minha semente foi escolhida e plantada por Vós para brotar no vinhedo do mundo.

Ajudai este humilde vendedor. Orientai-me Meu Senhor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar