Filmes Motivacional, Comportamental e de Liderança

Olá,

Como palestrante motivacional e comportamental, bem como lecionando algumas disciplinas das áreas de Adminsitração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Marketing em curso de gradução e de pós-graduação.

Adoro passar algumas resenhas para os meus alunos. O prazer de assistir a um bom filme, estimula a reflexão, o trabalho em equipe, processo de negociação, exemplo de lideranças, superação, motivação, entusiasmo, etc. Segue alguns filmes que não devem deixar de ser vistos pelos profissionais do século XXI.

Confira alguns para aguçar e nutrir a nossa mente, relembrar valores, sonhos e guiar a vida para realização dos sonhos.
Um linda Mulher (Ano de produção 1990).

Magnata perdido (Richard Gere) pede ajuda uma prostituta (Julia Roberts) que "trabalha" no Hollywood Boulevard e acaba contratando-a por uma semana. Neste período ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo em seus compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação patrão/empregado se modifica para um relacionamento entre homem e mulher.



Firma (The Firm - 1993)


Durante a carreira o profissional não tem condições de escolher 100% as pessoas com que irá trabalhar. Conviver com pessoas de má índole não é nada impossível.
O filme mostra que para "ganhar" de profissionais assim é preciso estreitar o jogo e conhecer muito bem suas regras.
Sinopse: Um jovem advogado, casado e recém formado em Harvard é seduzido a entrar numa grande firma de advogados de Memphis. Aos poucos vai descobrindo a sinistra verdade por trás da fachada de luxo e grandeza.



  A Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness - 2006)

Esse longa traz lições de determinação, firmeza de propósito e o conceito de resiliência, ou seja, a capacidade de superar desafios, de vencer as adversidades. Fatores fundamentais para a carreira.
Sinopse: No início dos anos 80, um desempregado recém-separado fica com a custódia do filho e, se perspectiva, decide arriscar-se trabalhando no mercado de valores.       Coração valente (Braveheart - 1995)

Sobre o aspecto do líder, o filme mostra que quem lidera se identifica muito como os seus liderados. É um tipo de liderança com maior proximidade. Vale a pena observar a competência que eles mostram a gestão do "chefe" ligada ao crescimento e resultados do grupo.
Sinopse: Após perder sua esposa (morta por soldados ingleses), o escocês William Wallace (Mel Gibson) lidera uma revolta em busca de uma vingança pessoal e da liberdade da Escócia.




Gladiador (Gladiator - 2000)


Quando temos nossos objetivos bem definidos e iniciamos o plano de ação para atingi-lo fazemos isso com convicção: ser o ganhador, sem considerar qualquer outra opção.
Sinopse: Maximus (Russell Crowe) é comandante do exército romano e em meio à uma disputa pelo trono de Marcus Aurelius (Richard Harris), Commodus (Joaquin Phoenix) - seu filho - mata seu pai e assume a coroa ordenando a morte de Maximus.




O Discurso do Rei (The King's Speech - 2010)


Para se desenvolver na carreira é preciso ser um profissional treinável. Não adianta contratar um coach, se não pretende seguir suas orientações. O filme mostra a humildade do rei diante da dificuldade de falar em público em buscar ajuda e, por meio de um método conduzido por seu coach, desenvolver-se.

Sinopse: Após a morte de seu pai, o rei George V, e a abdicação escandalosa do Rei Eduardo VIII, Bertie, que sofre de um problema de fala debilitante toda a sua vida, de repente é coroado rei George VI da Inglaterra.



Uma secretária de futuro (Working Girl - 1988)


O filme apresenta para o expectador que é preciso persistência para evoluir na carreira. Resiliência para aguentar as quedas e retomar as ações. Saber lidar com pessoas que não jogam pelas regras do jogo. E a importância de saber aproveitar as oportunidades que surgem - como em uma cena ao final do filme, na qual a personagem principal, Tess, explica a um empresário como sua ideia surgiu e que ela foi roubada por sua chefe.
Sinopse: Tess McGill é a secretária ingênua, mas ambiciosa. Ela começa a trabalhar para uma executiva sem escrúpulos, Katherine Parker. Acaba se envolvendo com o homem pela qual a chefe se interessava e aprendendo as manhas de como subir na vida.



O Diabo Veste Prada (Fox Filme - 2006)

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar

Teletrabalho ou Home office uma nova tendência