Como as mulheres devem pedir um aumento de salário



Pedir um aumento é difícil para qualquer um. Você sabe qual o seu valor, sabe que deveria ganhar mais do que está ganhando atualmente, mas ainda assim, poucas pessoas são confiantes o suficiente para enfrentar o chefe e dizer que está na hora de receber o que merece.
Afinal, muitos medos e suposições ficam na frente desse pedido, além do óbvio constrangimento que os mais inibidos sentem.
Caroline Cox, editora do site Little PINK Book, focado em mulheres e suas carreiras, diz que as pessoas costumam ficar aterrorizadas sem motivo nessa situação. Segundo ela, pedir um aumento não é tão difícil assim: o segredo é estar preparado. Então, especialmente se você for uma mulher, aproveite as dicas da especialista para finalmente conseguir um upgrade na conta mensal:
Faça sua lição de casa. Pesquise o salário médio da sua posição/profissão. “Se você está ganhando menos do que a média nacional (e você pode provar isso), você tem um argumento mais forte”, disse Cox. Enfim, se pessoas que fazem o mesmo que você estão ganhando mais, você também tem esse direito.
Fique calma. “Aumentar a voz ou soar nervosa pode tornar a conversa mais desconfortável”, disse Cox. “Manter um tom calmo deixará seu supervisor à vontade e manterá o seu profissionalismo”.
Saiba vender-se. “Você não está tentando convencer a si mesmo que você precisa do aumento, você está tentando convencer a empresa”, explica Cox. “Certifique-se de enfatizar o seu valor para a empresa e como esse aumento vai beneficiar diretamente a empresa como um todo”.
Conheça os seus números. “Quantificadores ajudam a apoiar o seu caso. Por exemplo, explique o quanto de receita você já trouxe para a empresa, ou quantos novos clientes você conseguiu”, afirma Cox. Se você não puder colocar suas ações em números, liste-as, explicando como elas ajudam a empresa a lucrar.
Não dê um ultimato. “Às vezes, empresas não têm orçamento necessário para aumentar seu salário agora, mas podem revisitar a conversa em seis meses”, explica Cox. “Falar que ou ganha um aumento ou está fora coloca sua carreira em risco”.
Outros sites e especialistas também dão dicas importantes para se pedir um aumento. Entre as principais delas está saber o momento que sua empresa está passando, para saber a hora certo de pedir um aumento.
Você não deve pedir um aumento se souber que a companhia teve prejuízo no ano passado, ou logo que voltar das suas férias, mas sim em uma época que seu trabalho esteja sendo reconhecido e você esteja recebendo elogios de seus superiores. Mas não é legal pedir um aumento imediatamente após quebrar um galho enorme para o chefe ou para a empresa. Até pode funcionar, mas também pode parecer chantagem.
Também não torne a questão pessoal, nem dê indiretas. Marque uma reunião formal para conversar sobre o assunto, tendo em mente exatamente o que você quer, e tratando de questões apenas profissionais (nada de “você não me aprecia”, ou “a empresa não reconhece meu esforço”).
A negociação (e o sucesso dela para você) depende do seu preparo e das cartas que você levar à mesa. Como Cox já falou, é preciso trazer à discussão pelo menos três realizações suas; contra fatos não há argumentos.
Se você receber um “não”, pelo menos tentou. O próximo passo é marcar sua posição. Para não pôr em risco sua carreira ou seu emprego, afirme que compreende a situação, mas deixe claro que espera ser considerado para próximas oportunidades.

Afinal, todo chefe que se preze vai se tocar de que você tem o direito de procurar outro emprego que lhe dê o que você busca, a não ser que ele faça isso primeiro.[LiveScience, Terra, UOL, Abril] Natasha Romanzoti
Fonte: http://toquedemotivacao.com.br/category/comportamento/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Teletrabalho ou Home office uma nova tendência