Estresse Corporativo



Com o processo social da globalização em escala global, principalmente econômica e comercial, com os países desenvolvidos buscando novos mercados e diante de um cenário de incertezas com o desaquecimento da economia, muito se tem falado sobre o estresse corporativo. Porém, alardeia-se a todo canto e todos têm conhecimento que a prática esportiva faz bem para a saúde e elimina o estresse corporativo.
Diante da crise que assola o mundo, devemos ter o devido cuidado para entender, prever e nos prepararmos para novos desafios.
Neste processo, está, sem dúvida, a busca pela melhoria da qualidade de vida dentro do ambiente empresarial, que se mostra cada vez mais competitivo.
Com o mercado competitivo, muito se exige das pessoas para atendimento rápido e eficaz: o cliente quer tudo para ontem, trazem processos, pedidos, cotações, contratos, processos trabalhistas, acordo de acionistas, com prazos exíguos para solução, como se em um passe de mágica tudo pudesse ficar pronto imediatamente. E ainda, cobram para ontem!!!
Uma grande armadilha é correr para entregar algo que é “urgente”, mas que muitas vezes não é importante. Na prática, não se deve parar  algo importante só porque há outro processo rotulado “urgente” ou o cliente ligou pedindo algo que está fora do escopo. 
Para evitar-se a armadilha,  é importante um bom planejamento, priorizando o que é realmente importante.
As cobranças de urgência, na medida em que requerem grande desgaste físico e emocional das pessoas, geram estresse. Percebe-se que a grande maioria sofre de estresse, uma doença do século XXI que avança pelas divisórias das salas e escritórios, atingindo todos os profissionais, qualquer que seja o posto ocupado na empresa. 
O profissional deste século trabalha em média 54 horas por semana, e o que é pior, não tem tempo para prática de atividade esportiva, acumulando ainda mais estresses por noites mal dormidas, péssima alimentação, maus hábitos e falta de conhecimento construtivo.
Portanto, torna-se cada vez mais necessária a conscientização dos líderes, gerentes e diretores, para a criação de um novo modelo de negócio na gestão de pessoas e saúde corporativa, com o desenvolvimento de práticas e ações que minimizem as causas do estresse corporativo. As empresas se beneficiam com a integração de suas áreas, a troca de conhecimento e o fortalecimento da cultura organizacional.
Um líder que não está humanamente interessado nas pessoas e que não dedica tempo para criar laços com elas, tende a não ter sucesso dentro da organização. Um laço é uma profunda ligação emocional, diferente de simplesmente gostar de alguém.
As pessoas querem expandir suas habilidades e competências ao fazer seu trabalho. Algumas atitudes, tais como: treinamentos, feedbacks constantes e um acompanhamento meticuloso, são essenciais para garantir o sucesso empresarial.
Colaboradores sem qualidade de vida no trabalho, sem saúde e sujeito às demandas do mundo globalizado produzem cada vez menos, o que é ruim para as organizações, que perdem em qualidade e competitividade.
Portanto, prevenção é a palavra-chave. É necessário entender saúde e qualidade de vida dentro do ambiente não como custo, mas como lucro.
Algumas empresas já vem trabalhando fortemente em programas voltados para a melhoria da saúde e bem estar de seus colaboradores, implementando no seu negócio alguma atividade física, ginástica laboral, grupo de canto, academia, terapias, etc. Quando existe a participação de todos - do estratégico ao operacional, a assiduidade aos programas passa a fazer parte da avaliação de desempenho.
Fala-se muito na retenção de talentos, e as empresas querem profissionais qualificados e comprometidos com o seu negócio, com postura inovadora e criatividade empreendedora, que tragam mais soluções que problemas.
Vamos transformar o ambiente de trabalho num local de prazer e realização.
Fonte da Imagem: http://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2012/10/31/978779/5-maneiras-aliviar-estresse-da-busca-um-emprego.html

Pense Nisso e boa Semana! 

Comentários

  1. A qualidade de vida no ambiente corporativo está ligada á motivação dos funcionários, para isso é necessário criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem e feliz.

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  2. Olá Professor Paulo Barreto,

    Sensacional o artigo, vou utilizar com a minha equipe, parabéns e sucesso sempre na sua jornada. É preciso Motivação para fazer qualquer coisa na vida, sem ela você literalmente não sai do lugar.
    Ter motivação é ter motivos para fazer, agir, tomar atitudes que o levarão aos seus objetivos e sonhos. Sejam eles pequenos ou enormes.
    Quando estamos motivados, estamos felizes, nos sentimos vivos e tê-la depende somente de você com mudanças de hábitos, atitudes, posturas e pensamentos.
    Um beijo

    Samatha Unip Pinheiros

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  3. Olá professor Paulo Barreto,

    Há tempo tenho buscado na internet temas como os que você publica no seu site e blog, acredito que estou em constante mudança em meus pensamentos, por isso tenho procurado melhorar minha maneira de viver e enxergar as coisas. Sempre que leio seus artigos encontro algo que me impulsiona nessa busca da excelência. Sei que ainda preciso melhorar muito no que diz respeito a definir metas e concretizá-las, mas com certeza com bastante esforço e foco conseguirei!!
    Carolina Anhaguera

    Abraços

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  4. Nos dias atuais, muitos trabalhadores passam por vários momentos de estresse todos os dias no seu ambiente de trabalho. Isto acontece devido a rotina diária, as cobranças etc, mas as empresas que se preocupam com o bem estar do seus funcionários tem inovado com programas voltados para a melhoria da saúde e bem estar de seus colaboradores, implementando no seu negócio alguma atividade física, ginástica laboral, grupo de canto, academia, terapias, etc.
    Pois o colaborador que dorme, come bem e prática esportes, tem uma vida mais saudável e produtiva no trabalho, sem contar que o seu desenvolvimento é bem mais produtivo por que o estresse, mal humor, e doenças passam longe destes funcionários. Pois nestas condições os funcionários trazem penas prejuízos o que não favorece nenhuma empresa.

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  5. Nos dias atuais, muitos trabalhadores passam por vários momentos de estresse todos os dias no seu ambiente de trabalho. Isto acontece devido a rotina diária, as cobranças etc, mas as empresas que se preocupam com o bem estar do seus funcionários tem inovado com programas voltados para a melhoria da saúde e bem estar de seus colaboradores, implementando no seu negócio alguma atividade física, ginástica laboral, grupo de canto, academia, terapias, etc.

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  6. Nos dias atuais, muitos trabalhadores passam por vários momentos de estresse todos os dias no seu ambiente de trabalho. Isto acontece devido a rotina diária, as cobranças etc.

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  7. Grande Danilo, bom dia
    Obrigado pelo feedback, realmente você tem razão, neste mercado globalizado, temos que ter qualidade de vida.
    O mercado global vive em constante mudanças. Enquanto você lê este texto, sabemos que muitas empresas estão morrendo e outras nascendo.
    As organizações precisa ser ágeis, criativas, inovadoras e proativa. Além disso, também é necessário estar atento ás necessidades deste mercado (fornecedores, clientes, colaboradores, acionistas e da sociedade). Necessidades que também vem evoluindo, trazendo á tona questões como qualidade de vida, responsabilidade social, tecnologias limpas e mercado sustentável.
    Em face deste contexto apresentado pelo mestre Alex, como sobreviver neste mercado global?
    Como crescer?
    Como torna-se uma empresa de excelência?
    Querer é emoção - Saber é razão - Poder é confiança

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  8. Diante deste mercado globalizado, onde cada dia somos mais exigidos e o tempo sempre esta contra nos, além de ter qualidade de vida para que desempenhemos bem nossas funções, temos que sermos assertivos, pois quando desenvolvemos a assertividade dentro de nos desempenhamos melhor nossas tarefas e nos estressamos menos diante dos imprevistos, e passamos mais segurança aqueles que estão a nossa volta.

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