Cinco dicas para você fazer uma boa apresentação

"Fazer boas apresentações dá a você as vantagens de mostrar aos outros quem você é e obter respeito profissional"Se quiser ter o sucesso que deseja, você vai ter de fazer apresentações poderosas.

Não importa qual seja a profissão, função ou atividade que você resolveu abraçar para realizar seus sonhos.

Em qualquer cargo ou área de atuação, você precisa saber se comunicar para apresentar suas ideias, demonstrar seu ponto de vista, influenciar e convencer as pessoas dos seus argumentos e fazer com que elas comprem suas propostas e produtos.

Por isso não é de estranhar que nove entre dez profissionais de recrutamento e seleção valorizem a capacidade de comunicação do candidato a ser escolhido.

Portanto, além da competência para desempenhar o que faz profissionalmente, você também precisa saber falar às pessoas do que é capaz, sejam elas seus clientes, parceiros, superiores ou liderados.

Fazer boas apresentações dá a você as vantagens de mostrar aos outros quem você é e obter respeito profissional por ter a coragem de falar diante das pessoas e dividir com elas seus conhecimentos.

É bastante provável que, neste momento da sua vida, você esteja preocupado com as apresentações que tem de fazer na sua vida profissional, enquanto batalha para se posicionar melhor no mercado e dar um up grade em sua carreira. Por isso, vou lhe dar cinco dicas importantíssimas para fazer suas apresentações e com isso melhorar suas chances de sucesso:

1ª) Planeje suas apresentações


Defina um objetivo, ou seja, aquilo que você quer vender ao seu público – no caso, seu chefe ou a equipe dos seus superiores. Depois, reúna as informações mais importantes e conheça seus pontos fracos e fortes, as oportunidades e as ameaças ao seu objetivo, para assim poder se preparar para mostrar o melhor potencial daquilo que vai expor e propor.

2ª) Prepare cuidadosamente suas apresentações


Monte a estrutura da sua apresentação, identificando o problema que precisa ser resolvido, elaborando a sua solução para essa questão e reunindo argumentos para motivar seus superiores a aplicar sua ideia. Depois organize o conteúdo de forma coerente e que não pareça monótona. Por fim, se for uma apresentação formal, adicione efeitos, como imagens, vídeos, fotos, depoimentos, etc... ou inclua exemplos e formas de ilustrar sua ideia.

3ª) Treine intensamente suas apresentações

Exercite o que vai dizer, para ter fluência na sua fala. Não treine apenas sozinho, mas apresente para pessoas de sua confiança, que poderão opinar não só sobre o conteúdo, mas na sua forma de falar e expor as ideias. Ouça o feedback de outras pessoas que conheçam seu chefe e saibam o que ele espera de uma apresentação. Não se prepare apenas quanto ao conteúdo, mas também pratique a forma de falar e se apresentar.

4ª) Execute com paixão suas apresentações
Confira seu planejamento de forma detalhada, antevendo possíveis contratempos e dificuldades e precavendo-se quanto a eles. Prepare previamente o ambiente da apresentação, mostrando assim segurança e preparo antes de falar. Converse um pouco com seu chefe para ver o que ele espera da apresentação e faça ajustes menores,  se for necessário.

5ª) Aprimorar suas apresentações

Se a sua primeira apresentação foi um sucesso, ou não, aprenda sempre com ela, avalie seus erros e acertos, verifique como foi a recepção de seu chefe ao que foi apresentado e se empenhe em melhorar seu desempenho para as apresentações futuras. Não deixe que possíveis elogios o convençam que não existem pontos que podem ser melhorados.
Siga esse método e você nunca mais terá de se preocupar quando for convocado para fazer uma apresentação para seu chefe e seus superiores, ou para quem quer que seja. Melhor ainda: você vai agradecer toda e qualquer oportunidade que surgir de fazer uma apresentação e mostrar do que você é capaz!

Por Roberto Shinyashiki

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