7 dicas para montar uma apresentação de Sucesso em pouco tempo

おはよう、こんにちは、おやすみ



Segundo Eduardo Adas, um dos sócios da SOAP, utilizar humor, suspense, drama e fazer questionamentos auxilia na construção e sucesso de uma apresentação.


Frequentemente os jovens profissionais ou universitários são desafiados a realizarem apresentações em público. Como o velho modelo de Power Point ficou saturado, as apresentações passaram a ficar repetitivas e chatas -- ao estilo "ler os slides". 
Mas é possível fazer diferente. “Achamos que as pessoas podem utilizar esse material com um verdadeiro “check-list” para que economizem tempo e tenham sucesso em suas negociações”, explica Eduardo Adas, um dos sócios da consultoria Soap. Para auxiliar os profissionais a montar uma apresentação de sucesso de forma rápida e objetiva, Adas aponta sete práticas que ajudam a criar uma apresentação perfeita. 
Confira abaixo 7 dicas para uma apresentação de sucesso:
1. Questione-se
Fazer perguntas sobre o real objetivo da apresentação, o perfil da audiência, pontos principais que pretende deixar na memória da audiência e outras perguntas, são imprescindíveis para fazer o diagnóstico e definir os rumos de uma boa apresentação, explica Rogério Chequer, sócio da SOAP.
2. Pense no "como"
Use linguagem direta e objetiva, metáforas que tenham algum tipo de relação com o tema. Além disso, segundo Eduardo Adas, utilizar humor, suspense, drama e fazer questionamentos, auxilia na construção e sucesso de uma apresentação.
3. Contextualize
Crie uma conexão emocional com a audiência. Para isso, ambiente sua história e traga à tona dificuldades ou problemas enfrentados pela audiência, dentro do tema a ser explorado na apresentação. Caso o público se familiarize com o problema ou contexto apresentado, ficará até o final para saber a conclusão. “Esse é o momento em que você ganha ou perde a audiência, portanto, é preciso prestar atenção”, explica Eduardo Adas.
4. Confirme as informações
Este é o momento no qual você deve sustentar tudo o que colocou no primeiro ato e envolver a audiência. “Explique o porquê, mostre dados que confirmem a veracidade da informação, exponha conflitos, os prós e contras”, ensina Rogerio Chequer.
5. Apresente as soluções
Esse é o clímax de sua história, portanto, mostre como você poderá ajudar na solução dos problemas.  “Desta forma, você não terá necessidade de falar quem você é e nem o que faz, pois a audiência deduzirá automaticamente os seus diferenciais e benefícios”, pontua Rogerio Chequer.
6. Ajuste o discurso
Para que a apresentação fique mais dinâmica, pense em ganchos que ajudarão a lembrar o próximo slide.  
7. Treine
É aconselhável montar a apresentação para que possa ocorrer uma familiarização com o conteúdo e formato. É necessário entender o fluxo e decorar os links para que, no momento da apresentação, tudo saia de forma natural. “Treinar muito, esse é o segredo. De nada adianta uma boa construção de conteúdo se, ao final, ela não for estudada pelo apresentador”, conclui Rogerio Chequer. 
Comentários dos Professor e Palestrante Paulo Barreto
Fazer uma boa apresentação é fundamental neste mercado corporativo e na educação, se quiser ter sucesso na sua carreira, você vai ter de fazer apresentações de sucesso.
Siga os passos do Eduardo Adas, e você nunca mais terá de se preocupar quando for convocado para fazer uma apresentação para a faculdade e/ou na sua empresa. Melhor ainda - você vai agradecer toda as dicas. Lembra-se não importa qual a profissão, função ou atividade que você resolveu realizar seus sonhos. 
Em qualquer cargo/função, você precisa saber se comunicar bem e melhor - influenciar e convencer as pessoas dos seus argumentos e fazer com que elas comprem suas ideias, produtos e/ou serviços.
 Fazer boas apresentações dá a você as vantagens competitivas para este mercado. Por isso, siga as dicas e faça um up grade em sua carreira.
Pense Nisso e boa semana! 
Fonte da Matéria: http://www.administradores.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar

Teletrabalho ou Home office uma nova tendência