Aprenda a despertar o interesse das pessoas em 30 segundos

Paul McDonald, especialista em recursos humanos, ensina como um profissional pode se apresentar em situações que exigem rapidez


Se você encontrasse Warren Buffett no elevador, o que faria para despertar o interesse dele?
Chamar atenção de alguém em apenas 30 segundos não é uma tarefa fácil. Segundo Paul McDonald, diretor executivo da empresa de Recursos Humanos Robert Half, poucas pessoas conseguem isto por que não estão acostumadas a resumir o que sabem fazer. McDonald listou oito maneiras para se apresentar em qualquer situação, inclusive a do elevador. Veja abaixo:
1. Saiba exatamente onde você quer chegar:
Sua apresentação deve responder a três questões: quem é você, o que você faz e onde você planeja chegar. Você precisa ser objetivo para que as pessoas possam te ajudar. “Observe seu currículo no LinkedIn e se aprofunde nele”, afirmou McDonald. Se você está desempregado, mantenha o foco da conversa em seus objetivos.
2. Seja objetivo:
McDonald aconselha que as pessoas listem seus pontos fortes, baseados em seus currículos. É preciso saber discutir sobre seu histórico profissional, conhecimento, habilidades e objetivos. Mantenha fora de discussão qualquer detalhe irrelevante que fuja do seu objetivo principal.
3. Conte histórias:
As pessoas amam ouvir histórias, afirma McDonald. Essa é uma maneira das pessoas lembrarem de você depois. Dale Carnegie afirma que nossas mentes são máquinas de associações, o que significa que é mais fácil lembrar de momentos quando há uma boa história envolvida.
4. Elimine os jargões:
Você precisa saber explicar quem é você e o que faz com rapidez. Para isso, evite terminologias e jargões de difícil compreensão. Simplificar ideias complexas é uma verdadeira arte, explica McDonald. Uma boa estratégia é se apresentar aos seus parentes e amigos, para ter a certeza de que você será compreendido por pessoas de diferentes áreas.
5. Tenha a certeza de que está sendo convidativo:
Após contar a sua história, observe a reação do ouvinte e se ele quer ouvir mais sobre você. Sua história é interessante o suficiente para isto? Se não, mude sua estratégia de apresentação.
6. Verifique o tempo:
Cronometre o tempo enquanto estiver praticando sua apresentação. Seu objetivo é contar sua história e perspectivas para o futuro em apenas 30 segundos. Se você não conseguir, corte alguns detalhes e tente novamente.
7. Faça vídeos da sua apresentação:
Você precisa saber como está contando sua história visualmente. Você é interessante? Consegue fazer com que as pessoas acreditem? As pessoas chegarão a sua própria conclusão no momento em que escutam, então faça tudo para deixar boas impressões. Relaxe, seja natural e sinta-se confortável com a sua história.
8. Apresente sua história para amigos:
Após realizar todas as etapas, pratique seu discurso com seus amigos e familiares. Peça o feedback deles. Pergunte o que poderia ser feito para deixar a história mais interessante. Pratique até que seja natural para você dizer em voz alta e convencer os ouvintes.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/aprenda-a-despertar-o-interesse-das-pessoas-em-30-segundos/95016/?utm_source=MailingList&utm_medium=email&utm_campaign=News+-+17%2F11%2F2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar