12 PASSOS PARA CRIAR NOVOS E SAUDÁVEIS HÁBITOS EM 30 DIAS


Por Ernesto Berg* 
Veja algumas dicas importantes de como criar novos hábitos. Com um pouco de autodisciplina você pode fazê-lo e, depois, é só sustentar o novo hábito com um mínimo esforço.
1-Comprometa-se pelo prazo de 30 dias.
Estudos revelam que, se você mantiver um hábito por 21 dias consecutivos (3 semanas), ele passará a fazer parte de seus novos hábitos definitivamente. Logo, três a quatro semanas é o que você precisa para fazer um hábito tornar-se parte integrante de sua vida. Defina qual é novo hábito que você quer desenvolver e sustente-o firmemente por 30 dias. Marque os 30 dias em seu calendário. Se você pretende desenvolver vários novos hábitos, tente um ou, no máximo, dois de cada vez, caso contrário poderá sobrecarregar-se e frustrar seu intento.
2-Faça diariamente.
Continuidade é fator vital para estabelecer novos hábitos. Se você pretende começar a fazer ginástica, acordar mais cedo, ou ler um livro importante, faça-o diariamente nos primeiros 30 dias. Praticar isso duas ou três vezes por semana no início, dificilmente ajudará a formar  novo hábito.
3- Inicie sem exageros.
Não tente implantar um novo hábito em poucos dias. O excesso de motivação poderá fazer com que você exagere e depois desista. Se você pretende estudar inglês duas horas por dia, comece com trinta ou quarenta minutos e nos dias posteriores vá aumentando o horário aos poucos, até perfazer duas horas.

4- Acione a âncora. 
Uma âncora é uma espécie de ritual que você ativa um pouco antes de praticar o hábito. Por exemplo, se pretende dormir mais cedo, faça isso sempre no mesmo horário. Se deseja dominar seu temperamento explosivo, olhe para cima por 5 ou 10 segundos quando surgir a vontade de explodir. Se você pretende parar de fumar, estale os dedos sempre que surgir a vontade de pegar um cigarro.

5- Preencha a necessidade eliminada.
Se você está desistindo de um hábito prejudicial, certifique-se de que está substituindo satisfatoriamente o hábito abandonado. Se quiser largar seu temperamento explosivo, você poderia, por exemplo, começar a praticar relaxamento mental e muscular, ou meditar, pois a força de vontade nem sempre é suficiente para sobrepujar um hábito indesejado. Coloque algo positivo no lugar do hábito que você está deixando.

6- Relembre seu compromisso.
Depois de uns dez dias é fácil esquecer-se de sua decisão. Por isso mesmo, escreva o hábito que você está se propondo a executar em várias pequenas cartolinas, e deixe-as à vista para que você se lembre de cumpri-lo diariamente.

7- Remova as tentações.
Provavelmente você terá que reestruturar seu ambiente durante os primeiros 30 dias, para que não caia na tentação de voltar ao velho hábito. Jogue fora os cigarros e evite ambientes frequentados por fumantes, tire a TV do ambiente em que você mais permanece, pratique relaxamento mental antes de ir a uma reunião conturbada ou falar com seu mal humorado chefe.

8- Use a técnica do “mas”.
Muitos psicólogos e terapeutas utilizam uma ótima técnica chamada “mas”, para modificar maus padrões de pensamento. Quando você começar a ser assaltado por maus pensamentos, use a palavra “mas” para interromper o fluxo negativo. “Sou muito tímido, mas se eu trabalhar consistentemente esse problema, vou superá-lo.” “Sou muito nervoso, mas se eu me esforçar regularmente vou superar isso completamente.”

                                                                                                                                    
9- Tenha paciência.
Não espere sucesso imediato. A construção de um novo hábito deve estar alicerçada em bases sólidas. Isso não é construído da noite para o dia. Alguns tropeços podem acontecer, porém a perseverança fará você retomar o caminho prontamente. Considere como se isso fosse um experimento, por isso não faça qualquer julgamento antes de vencido o prazo de 30 dias. Você sempre sairá da experiência muito maior do que quando entrou nela.

10- Associe-se a pessoas positivas.
Despenda mais tempo com pessoas que já têm o hábito positivo que você quer desenvolver. Espelhe-se nelas porque lhe dará motivação para continuar. O tipo de ambiente que você frequenta vai influenciá-lo positiva ou negativamente no desenvolvimento de novos hábitos, porque você se torna naquilo com que convive por mais tempo.

11- Conscientize-se dos benefícios e das desvantagens.
Saiba quais são os reais benefícios em promover o novo hábito e perceba os níveis de energia e de autoestima que começam a fazer parte de você. Imagine-se antecipadamente de posse do novo hábito que você almeja ter e sinta a alegria em tê-lo incorporado em sua vida. Ao mesmo tempo, conscientize-se das consequências em não adotar o novo hábito e o preço que você terá de pagar por não tê-lo.

12- Tenha em mente seu objetivo de vida.
Atrele seus hábitos aos seus objetivos de vida, àquilo que te motiva e para o qual você nasceu. Não permita que hábitos fracos e nocivos se interponham entre você e sua missão. Você está aqui para vencer e dar exemplo aos outros. Faça dos hábitos saudáveis degraus que alavanquem você e marquem sua passagem pela Terra.
Então, você poderá fazer a pergunta que Ricard Bach, o renomado autor do livro Fernão Capelo Gaivota, fez: “Eu dei a minha vida para me tornar o que sou agora. Valeu a pena?”  Espero que sim, e que continue valendo a pena.

Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Artur Berg.
Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

DEIXE UM COMENTÁRIO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar

Teletrabalho ou Home office uma nova tendência