Qualidade 13 de 21 - Atitude Positiva

A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode mudar sua vida alterando seu modo de pensar.” (William James, psicólogo)
















A revista Life o chamou de homem número um do milênio. O número de coisas que inventou é de pasmar: 1093. Registrou mais patentes do que qualquer outra pessoa no mundo, e foi-lhe concedido pelo menos um registro por ano, durante 65 anos consecutivos. Também desenvolveu o moderno laboratório de pesquisas. Seu nome era Thomas Edison.

Muitas pessoas atribuem a habilidade de Edison a seu gênio criativo. Ele a atribuía ao trabalho árduo. 

"Gênio", ele declarou, "é 99% transpiração e 1% inspiração". Creio que seu sucesso também se devia a um terceiro fator: sua atitude positiva. Edison era um otimista que via o lado bom em tudo. Certa vez ele disse:

"Se fizéssemos tudo aquilo que somos capazes de fazer, literalmente nos assustaríamos".

Quando teve de fazer 10 mil tentativas até encontrar o material adequado para a lâmpada incandescente, ele não as considerou fracassos. A cada tentativa adquiria informações sobre o que não funcionava, o que o aproximava da solução. Nunca duvidou de que acabaria encontrando uma boa solução. Sua crença podia ser resumida pela afirmação:

"Muitos dos fracassos da vida devem-se ao fato de as pessoas não perceberem  quão próximas estavam do sucesso ao desistirem".

Provavelmente a demonstração mais notável da atitude positiva de Thomas Edison esteja no modo como abordou uma tragédia, já próximo dos 70 anos. O laboratório que construíra em West Orange, Nova Jersey, tinha fama mundial. Ele chamava de fábrica de invenções o complexo de 14 edifícios. O edifício principal era enorme - maior do que três campos de futebol juntos. Daquela base de operações, ele e sua equipe concebiam invenções, desenvolviam protótipos, manufaturavam produtos e os enviavam aos clientes. O prédio tornou-se um modelo da pesquisa e manufatura modernas. Edison amava aquele local. Passava ali todo o tempo que podia. Até dormia lá, muitas vezes sobre uma das mesas do laboratório. Entretanto, em um dia de dezembro de 1914, seu querido laboratório pegou fogo. Conta-se que enquanto Edison, do lado de fora, observava tudo queimar teria dito: "Crianças, chamem sua mãe. Ela jamais verá outro incêndio como este". Muitas pessoas ficariam arrasadas, não Thomas Edison. "Tenho 67 anos", ele afirmou depois da tragédia, "mas não sou velho demais para começar tudo de novo. Já passei por muitas coisas assim". Ele reconstruiu o laboratório e continuou trabalhando por mais 17 anos. "Tenho muitas idéias, mas pouco tempo", comentou. "Espero viver até perto dos cem anos." Morreu aos 84.

Reflexão

Decidi reescrever aqui no blog o texto do livro na íntegra, de tão impactante e significativo, que este exemplo foi para mim, principalmente após refletir sobre o meu comportamento diante de situações difíceis.

Acredito fortemente que os exemplos nos estimulam. Fazem-nos pensar de forma diferente. Estou certo de que, se ele, Thomas Edison pôde ter uma atitude positiva diante da adversidade, eu também posso.

Aproveite este momento, analise e reflita como você tem se comportado diante de um problema crítico ou de situações adversas? Se estivesse no lugar de Thomas Edison no incêndio do laboratório, qual seria a sua atitude?

Como você tem encarado quando algo não dá certo na primeira ou segunda tentativa? Você tem desistido e reclamado ou tem tido uma postura persistente e consistente para vencer? Reclamações e desistências não mudam absolutamente nada em nossa vida.

Às vezes somos influenciados negativamente pelo ambiente e por outras pessoas. Você deve estar pensando que a influência do meio é inevitável, não é mesmo! Mas, é possível perceber se estamos sendo pessimistas diante de determinadas situações, e mais importante de tudo, decidir e agir de forma mais positiva. Creio que Thomas Edison nos estimula a buscarmos uma atitude positiva em nossa vida.

Veja e reflita como ser positivo:

1. Sua atitude sempre será uma escolha. Você tem o poder de decidir que tipo de atitude deseja tomar.

Portanto, use este poder a seu favor, e decida a partir de agora a sua atitude. Alguém ou alguma situação pode te impedir de fazer muitas coisas mas nada pode te impedir de pensar de forma positiva diante de qualquer situação. Pense o que te impede de ter uma atitude positiva a partir de agora independente da situação e do momento?

2. Sua atitude determina suas ações

Sua atitude é fundamental porque ela determina como você age. De forma concreta, como você tem agido? Se pensar profundamente nas suas ações ou na ausência delas naturalmente você vai perceber se sua atitude é positiva.

3. Seus seguidores são um espelho quem você é.

O que as pessoas mais próximas falariam sobre você? Você tem sido uma pessoal que entusiasma as demais?

4. Mantenha uma boa atitude

Se você se sente como uma vítima que o incapacita de sair da situação que se encontra, descubra rapidamente o que você está “ganhando” mantendo esse sentimento? Isso mesmo! Pode soar estranho, mas muitas vezes persistimos com um determinado comportamento por que “ganhamos” algo em troca, por exemplo, a atenção de alguém. É fundamental que você descubra isso, pois na medida em que você toma conhecimento de forma consciente do ganho, você pode facilmente mudar e manter uma boa atitude.

5. Alimente-se com o "alimento" certo.

Se você estiver faminto de qualquer coisa positiva, então precisará começar a se alimentar de uma porção regular de material motivador. Assista filmes e leia livros que incentivem uma atitude positiva. Ouça fitas sobre motivação. Se você fizer uma dieta firme do "alimento" adequado, se tornará alguém de pensamento positivo.

6. Escreva lembretes e leia com frequência frases para manter pensamentos positivos.

Todos nós precisamos de lembretes que nos ajudem a pensar certo. Vejam as palavras de Gandhi

Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras. Vigie suas palavras, porque eles se tornarão atos. Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos. Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter. Vigie seu caráter, porque ele será o seu destino.

7. Alcance objetivos diariamente.

Algumas pessoas entram em uma rotina de negatividade porque acreditam que não estão progredindo. Se isso vale para você, comece estabelecendo objetivos diários alcançáveis para você mesmo. Um padrão de realizações positivas o ajudará a desenvolver um padrão de pensamento positivo.

Para finalizarmos a reflexão desta semana, vejamos um exemplo do tênis, citado no livro de Maxwell, um esporte que exige uma forte preparação mental. Chris Evert, uma das maiores atletas de todos os tempos, conquistou 18 títulos do grand slam e um recorde de 1.309 vitórias contra 146 derrotas. Em 17 anos de carreira, nunca esteve abaixo da quarta posição no ranking. De acordo com a tenista:

"O que separa os bons dos grandes jogadores é a atitude mental. Ela pode fazer uma diferença de dois ou três pontos em uma partida inteira, mas o modo como você joga para obter esses pontos muitas vezes faz a diferença entre a vitória e a derrota. Se a mente for forte, você poderá fazer praticamente tudo o que deseja".

A sua mente está "condicionada" para obter os pontos cruciais que estão à sua frente? Perceba que neste caso estamos falando do mais importante jogo de sua história – a sua vida.

Abraços e até a próxima!

Texto baseado no livro “As 21 indispensáveis qualidades de um líder” de John C. Maxwell

Roberto Kanashiro
Executivo de Contas e Professional & Life Coach
robertokanashiro@uol.com.br

Comentários

  1. Prof. Barreto,
    Lhe desejo um grande recomeço, sei que o senhor e um grande profissional,
    e provou isso neste semestre, não se preocupe, esse acontecimento e apenas
    o começo de um grande e brilhante recomeço. Um grande abraço e meu eterno agradecimento, por td que fez neste semestre.Joelinton Bastos UNIP

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Professor
    Tudo bem?

    Fiquei muito chateada com o seu desligamento da instituição,mais Deus sabe de todas as coisas,um profissional qualificado igual a você é difícil de encontrar,mais tudo que aprendi com o senhor levarei para sempre comigo.
    Mayara (Anhanguera de Itapecerica da Serra 1º Adm/2015)

    ResponderExcluir
  3. Oi Professores boa noite quero agradecer à todos, por passar os conhecimentos de vocês nesse semestre.
    Eu fiquei sabendo do que aconteceu com alguns Professores fiquei muito triste pela notícia que recebi.
    Eu pesso à Deus que Abençoe a todos, Prof° Paulo Barreto, Michel, Rafael Coelho e Professora Paula.
    Professores eu quero compartilhar algo com vocês eu assistir um filme alguns meses atrás antes de fazer a faculdade eu entendi desse filme que uma executiva teve uma oportunidade de crescer e lógico encontrou o amor da vida. Isso é como encontrou tinha entendido na época.
    Só que alguns dias atrás eu assistir novamente esse filme é comecei a observar todas as matérias que estava aprendendo na faculdade foi muito interessante eu vir Técnicas de Negociação do Prof° Paulo, Empreendedorismo Prof° Michel, Comportamento Organizacional do Prof° Rafael Coelho e Gestão do Conhecimento Professora Paula. Agora eu assistindo o filme eu comecei a edentificar as matérias que eu estava aprendendo esse filme ainda tem a parte do amor.
    Professores quero realmente agradecer pelo seus ensinamentos por compartilhar os seus conhecimentos, como eu disse que Deus os Abençoe a todos, tanto na vida pessoal e profissional também.

    O filme que tanto eu falei vou mandar em anexo para vocês poderem assistir lógico se vocês quiserem, encontrar todas essas matérias em um filme foi de mais.

    Obrigada por tudo Professores ou melhor Mestres. Nunca vou esquecer de vocês por essa grande etapa da minha vida que começou.
    Att. Sua aluna Luciana Cordeiro da C. Silva.
    Do 1° ADM.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Paulo.
    Eu redigi esta recomendação do seu trabalho que você pode incluir no seu perfil, caso desejar.
    Atenciosamente, Jorge
    “Professor Paulo Barreto sempre nos remete à um modelo de competência e de responsabilidade com o ensino. Tive a satisfação de conhecê-lo, quando também na oportunidade fui seu aluno no curso de logística pela UNIP em 2011. Quero recomendar o prof. Paulo, ao mesmo tempo em que o reconheço como um especialista e mestre na área do ensino acadêmico.”

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!!!

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar