Os três Pilares da Gestão



Nas minhas palestras e aulas, comento muito sobre Peter Drucker, conhecido por criar vários conceitos sobre os quais se construíram os pilares da gestão moderna. Sim, ele sabia do futuro como ninguém... um verdadeiro visionário!!!
O ponto-chave de sua defesa foi a visão de que a coisa mais importante em uma organização são as pessoas.

Escolhi três ensinamentos para que você possa conhecer um pouco mais de Peter Drucker, mas principalmente para que você possa levar essas idéias para a sua empresa e fazer dela um grande sucesso.

1º Pilar - Autogerenciamento

Empresas estão passando por mudanças radicais em suas estruturas neste mercado global, no tipo de conhecimento que elas precisam e no tipo de pessoas que elas empregam. Com novas demandas no mercado global, Drucker diz que hoje precisamos nos autogerenciar.

Não há mais espaço para pessoas mais ou menos (que pouco fazem).

A grande lição é: cada profissional deste novo século tem de saber exatamente qual é o seu trabalho e aproveitar o tempo destinado para alcançar as metas e objetivos. Drucker dizia que devemos constantemente nos perguntar: "Quais são as minhas forças e fraquezas? Quais são os meus valores? Qual deve ser a minha contribuição?

Um profissional que sabe responder a essas perguntas sabe também qual a sua missão e o seu trabalho.

2º Pilar - O que faem os líderes eficicazes?

Drucker descobriu com toda a sua experiência, o que os líderes eficazes têm em comum. Mais do que ter um mesmo estilo, esses líderes dão exemplos, são servidores e são comprometidos.

Esses líderes frequentemente se perguntam: "O que precisa ser feito?" e "O que é o melhor para nossos clientes e para nossa organização?"

Os líderes eficazes desenvolvem uma cultura de "Ação e Execução". Eles são focados em oportunidades ao invés de problemas. Eles gerenciam pessoas, eles pensam e dizem "nós" ao invés de dizer "eu".

3º Pilar - A Disciplina da Inovação

A criatividade dos colaboradores, segundo Drucker, nasce do comprometimento com a prática constante da execução e inovação.

Você pode estudar, ler vários livros,mas só vai crescer com prática, com persistência e comprometimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar

Teletrabalho ou Home office uma nova tendência