Luiz Marins debate conceitos de gestão organizacional




Portal Indústria Brasileira - Quais as dificuldades de se adaptar conceitos de antropologia como soluções de problemas de gestão organizacional nas empresas?

Luiz Marins - A Antropologia Corporativa utiliza a metodologia da antropologia, que simplificadamente é a da "observação participante" para estudar a empresa e ajudá-la a encontrar os caminhos que possam levá-la ao sucesso. Não há duas empresas iguais ou duas realidades semelhantes. Assim, a partir da realidade concreta de cada empresa - sua história, suas tradições, necessidades e aspirações futuras - e com a realidade das pessoas que ela realmente tem, mercado que tem, equipamentos que possui, é que a antropologia pode auxiliar, de forma simples e concreta a empresa a descobrir seu "foco" e como atingí-lo de maneira mais eficaz.

Portal Indústria Brasileira - Como os exercícios de planejamento estratégico aplicados estimulam os participantes a se despirem dos medos e executar o que permanece no papel nas empresas?

Luiz Marins - São exercícios especialmente desenvolvidos para que as pessoas pensem. O dia-a-dia da empresa é tão massacrante que as pessoas não têm tido tempo para pensar. Através dos vários exercícios consecutivos que fazemos a empresa vai se descobrindo e se revelando a si mesma. A partir desse conhecimento passamos a discutir o foco, seus identificadores positivos e negativos e o que, concretamente fazer nos próximos anos. Os medos são dissipados nas discussões e na condução dos exercícios. Deixamos de lado toda espécie de "auto-engano" que as empresas desenvolvem ao longo dos anos e enfrentamos a realidade de forma concreta.

Portal Indústria Brasileira - A seleção do quadro de colaboradores nas grandes empresas ainda é um dos maiores desafios enfrentados. Na sua concepção, qual a melhor forma de avaliar os candidatos e detectar potenciais líderes?

Luiz Marins - Todas as pessoas, sem exceção, de uma empresa devem ser avaliados, de preferência semestralmente. Não para que se corrijam, necessariamente. Mas que saibam se estão no caminho certo. O maior problema de uma empresa é a incoerência entre o discurso e a prática e a falta de feedback aos colaboradores. Sem uma avaliação simples, 360 graus, e eficaz, não se chega ao sucesso. No meu site www.marins.com.br as pessoas poderão encontrar instrumentos para avaliar pessoas na empresa. Tanto para pessoal em geral quanto para as lideranças. A avaliação tem que ser feita frente a frente e com a maior lealdade e franqueza.

Portal Indústria Brasileira – Falando de perfil profissional, quais os tipos de colaboradores que as grandes companhias buscam?

Luiz Marins - Pessoas éticas, moralmente defensáveis e que sejam dispostas a aprender, a mudar e que saibam trabalhar em times.

Portal da Indústria Brasileira – Em um mercado competitivo torna-se cada vez mais complicado driblar a concorrência e atingir a liderança. Qual o primeiro passo para alcançar o sucesso?

Luiz Marins - Definir o foco e manter-se no foco. O que mata uma empresa não é a falta de missão - todas iguais: dar retorno aos acionistas, fazer produtos de qualidade, serviços de qualidade, respeitar o meio-ambiente, respeitar dos colaboradores, etc. O que mata uma empresa é a falta de foco. Assim, o primeiro passo é definir e difundir o foco. Foco é onde todos, como um time, iremos dispensar de 70 a 80% de nossa energia - tempo, recursos, dedicação, etc.

Portal da Indústria Brasileira – Nota-se em algumas empresas a ausência de um comprometimento do RH com os demais setores. Essa atitude pode influenciar negativamente também o administrativo como um todo?

Luiz Marins - Sempre disse que o RH é a "universidade" da empresa. Ele tem que estar à frente, ajudando a empresa a pensar-se e repensar-se. Preparando pessoas para o futuro, que, muitas vezes, nem a empresa sabe qual será. O RH tem que se totalmente comprometido com o foco da empresa e ser um provedor de soluções para que a empresa atinja esse foco. Para isso ele deve ter liberdade, iniciativa e comprometimento e ter, obviamente, uma posição de liderança na hierarquia.

Portal Indústria Brasileira – As mudanças organizacionais dentro das instituições estão baseadas na humanização, porém alguns administradores não aceitam este conceito. Qual a melhor forma de lidar com este tipo de situação?

Luiz Marins - Todo executivo sabe que o principal capital de uma empresa é "gente". Máquinas e recursos você consegue com facilidade. Gente você tem que formar, treinar, desenvolver. É preciso tornar bem claro aos executivos o que é essa tal de "humanização" da empresa, para que não se caia num paternalismo irresponsável. O que as pessoas realmente desejam é saber exatamente o que se espera delas, ter lideranças fortes e inspiradoras e que as desafie. As pessoas querem um trabalho desafiante que lhes dê um sentimento de missão e propósito. A maior indignidade na empresa é quando bons e maus são tratados da mesma forma. "Quem poupa ou maus, ofende os bons" e isso é muito comum na empresa e é esse o maior fator de desmotivação. Ninguém quer chefes "bonzinhos". Todos querem chefes "justos e competentes" que saibam para onde ir e liderem sua equipe.

Portal da Indústria Brasileira – A instalação do SAC dentro das companhias estabelece um canal direto com o cliente e um suporte de pós-atendimento. No entanto, é comum observar situações de atrito entre cliente e atendente. Como supervisores do setor podem lidar com este tipo de situação?

Luiz Marins - Esse é um grande problema e de difícil solução. É uma corrida sem linha de chegada. Teoricamente, quem deveria atender o cliente num SAC é o Presidente da Empresa. Mas como isso é impossível, essa função é delegada a pessoas, muitas vezes terceirizadas com um "script" numa tela de computador. Como não há duas pessoas iguais, os "scripts" nem sempre funcionam adequadamente. Aí você precisa contar com o "bom-senso" de um atendente. E como confiar no bom senso de outra pessoa? A única solução é treinar, treinar, treinar e fazer a pessoa que atende desenvolver uma enorme empatia com o cliente. A realidade dos SAC ou "call centers" mostra que essa é uma tarefa dificílima de ser feita pois há uma grande rotatividade de pessoal e muitos outros problemas.

Portal da Indústria Brasileira – Atualmente, sabemos que apenas reunir sua equipe de vendas e trocar experiências engraçadas não é suficiente. Como mantê-la motivada mesmo em tempos difíceis dentro da corporação?

Luiz Marins - Vender, hoje, não pode ser uma responsabilidade exclusivamente delegada às equipes comerciais ou aos vendedores. Vender é tarefa de toda a empresa. O problema é a empresa de hoje que estuda produtos mas não estuda "clientes". É preciso que a empresa toda volte-se para o estudo detalhado de seus clientes individualmente, one-to-one, para que as equipes de vendas possam se sentir motivadas e consigam resultados. Uma indústria tem 600 funcionários e 20 vendedores. O que ela deveria ter é 620 vendedores, cada um fazendo uma função diferente, mas todos voltados à venda. Venda e atendimento a clientes. Essas são as funções principais. Ter o melhor o produto é obrigação. A diferença estará na capacidade da empresa em atender bem seus clientes e ter seus produtos comercializados. Motivação não é emoção, nem auto-ajuda. São os "motivos" - de ordem lógica, racional, cartesiana; motivos pelos quais eu consigo e quero fazer melhor o que tenho de fazer.

Portal da Indústria Brasileira – Muitos empresários, diretores e gerentes acreditam que é perda de tempo a implantação de programas motivacionais. Alguns empresários afirmam que as vendas são os resultados e que para isso os fins justificam os meios. Como um líder de equipe pode mostrar aos seus superiores a importância de mantê-la sempre motivada?

Luiz Marins - Os empresários, diretores e gerentes têm razão quando se colocam contrários a "programas de motivação". Isso porque a maioria dos programas de motivação são verdadeiras farsas, teatros de emoção, brincadeiras e piadinhas, abraços e beijos entre funcionários ou ainda modismos como atividades ao ar livre, subir em árvores, descer cachoeiras, etc. Isso pode ajudar as pessoas a pensar mais em times e a trabalhar em equipes, mas não discute os "motivos", as razões e não oferece os instrumentos para o sucesso. A empresa precisa parar com o seu trabalho de "melhoria contínua do auto-engano" e enfrentar a dura realidade da competição que estavamos vivendo. É preciso ter coerência entre o discurso e a prática. É preciso definir claramente seu foco. A empresa tem que se voltar inteiramente para o mercado e para o cliente, e que os bons não sintam-se prejudicados de tanto verem os maus sendo poupados e promovidos.

Portal Indústria Brasileira - IB - Foto: Divulgação - Por Andressa Nascimento

Comentários

  1. Professor Paulo Barreto gostaria que vc me enviase os slides daquela apresentação que se refere a galinha e porco e a vaca juntamentente com texto de informação grato Evandro Campos Pinheiros Unip.
    Há quero te parabenizar pelo o poder dinamico de vc segurar 100 alunos em uma sala de aula em plena sexta feira todos anciosos pra chegada de suas aulas abraços...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!!!

Postagens mais visitadas deste blog

O Caderno - Letra da Música do Padre Fábio de Melo

Não deixa a sua chama se apagar

Teletrabalho ou Home office uma nova tendência