Administração do Tempo


“O tempo é a única coisa que não temos nem mais nem menos. Só o temos.”

Todos os dias reclamamos que não temos tempo, que não sobra tempo, que o dia poderia ter mais 24 horas, que não conseguimos fazer nem a metade do que tínhamos para fazer e um monte de outras coisas que nos deixam enrolados, desanimados e com a sensação de que não fizemos nada naquele dia. E mais: ficamos ansiosos porque não sabemos como encaixar o que sobrou daquele dia nos outros, e com isso vem uma sensação terrível, a de que estamos trabalhando mal ou somos incompetentes ou trabalhamos demais e não produzimos nada.

Muitos de nós abrimos mão de diversas oportunidades porque não temos tempo para aproveitá-las e até sem perceber abrimos mão de qualidade de vida e até de ficar mais tempo com as pessoas de quem gostamos por conta da “falta de tempo” que achamos não ter.
O tempo é o mesmo para todos, ninguém tem mais nem menos, todos têm a mesma quantidade dele. A diferença entre se “ter mais ou menos tempo” está na forma como o administramos e como o usamos ao longo do dia, da semana e do mês.
Como tudo na vida, o tempo precisa ser planejado, estruturado e adequado à nossa forma de agir. Não adianta colocar diversas atividades em um mesmo dia se não resolvemos as coisas com praticidade, de forma simples. Da mesma forma, não tem sentido deixar para depois diversas tarefas que podemos resolver naquele momento em que “o tempo sobra”, porque resolvemos algo rápido e sobrou tempo ou fomos bem práticos em solucionar ou dar conta das diversas tarefas que precisam ser resolvidas. Então se podemos mais, por que deixar menos?
Independente de sermos rápidos ou lentos para resolver as coisas, práticos ou complexos para buscar soluções, existe sempre uma forma mais organizada que podemos aplicar nos nossos compromissos e afazeres diários e que vão render alguns minutos a mais ao longo do dia. E a palavra chave é essa mesmo: organização.
A organização é a ferramenta ideal para se ganhar mais uns minutinhos no dia e umas horinhas a mais na semana. Mas, junto com ela vem outra coisa que sem ela a organização vai por água abaixo: a disciplina.
Portanto, temos diversas formas de ganhar tempo no nosso dia, na nossa semana e no mês, mas sem disciplina nada do que tentarmos vai funcionar.
No nosso Workshop Construindo uma Carreira de Sucesso vamos abordar várias formas de organizar nosso tempo, identificar tudo aquilo que o “rouba” de nós e como fazemos para desenvolver a disciplina necessária para conseguir implementar uma rotina criativa e organizada na nossa vida, tornando ela mais saudável, rica e feliz.
Autor: Sergio Montes é e Facilitador do Workshop Construindo Uma Carreira de Sucesso e Designer e Diretor da DNA da Criação.
Comentários do Professor e Palestrante Paulo Barreto
Olá,
Nos meus cursos, treinamentos, palestras e workshop, muito se fala de gestão do tempo, e, cada vez mais, parece impossível encontrar tempo para fazer uma academia, estudar, passear, etc.
Por vezes, a motivação que nos falta é a de conhecer exemplos de sucesso, pessoas que saíram da nona de conforto, fizeram algo a mais de acordo com o seu tempo. 
Andrew Carnegie uma das figuras mais importantes do cenário corporativo internacional mantinha sempre uma atitude positiva.
Reserve um tempo para você, cultive o bom humor, aprenda rir mais para soltar boas gargalhadas.
Faça um plano de voo, reveja seus objetivos e metas. 
O que é sucesso pra você?
Qual o preço que você está disposto a pagar pelo sucesso?
Faça pelo prazer de fazer, descubra o que realmente lhe dá prazer, invista seu tempo nisso.  
Aproveitar o tempo é um investimento, não é resolver mais ou menos, é resolver bem e melhor!
A sensação é que o tempo esta passando rápido demais, e lidar com a gestão do tempo é o grande desafio dos profissionais deste século.

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