5 dicas para criar um ambiente de trabalho agradável

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Escritórios bonitos e altos salários são relevantes quando se fala da satisfação dos trabalhadores. Mas o que realmente importa para um bom local de trabalho é que ele seja um ambiente onde as pessoas se sentem desafiadas, satisfeitas e valorizadas.
Enquanto o senso-comum pode imaginar que algo que agrade seja um lugar cheio de aparatos tecnológicos, sala de jogos, ambiente para relaxar etc., aquelas onde o trabalhador mais se sente confortável não tem a ver com o custo. O que realmente importa é dar aos trabalhadores aquilo que eles querem em um bom ambiente de trabalho.
Em um artigo para a Fast Company, a escritora Allyson Willoughby elencou 5 regras para manter um ambiente de trabalho agradável:

1 - As pessoas são importantes

Chefes sabem que ter pessoas capazes ao seu lado atrai mais pessoas capazes. Então, eles focam em altos padrões para a contratação, para ter trabalhadores capacitados, e ao mostrar gratidão aos atuais empregados, os mantêm felizes e motivados a ficar.
Segundo Allyson, “no momento em que um candidato interage com sua companhia e sua marca, é uma oportunidade de mostrar do que sua empresa é feita. Criar claras expectativas de experiências, talentos e deveres para ser bem sucedido dentro da sua companhia trará dois benefícios principais. Primeiro, ajuda sua empresa a recrutar melhor pessoas que se encaixam nas vagas disponíveis e, segundo, ajuda a melhorar um ambiente de trabalho em que os membros serão mais inclinados a respeitar uns aos outros”.
Willoughby complementa dizendo que “quando seus atuais empregados estão satisfeitos, as notícias de que o ambiente de trabalho de sua empresa é um lugar a que gostam de ir irão se espalhar, o que ajuda a atrair ainda mais profissionais de qualidade. Na verdade, pesquisas mostram que 96% das pessoas à procura de emprego procuram saber o que dizem os atuais empregados das companhias, antes de aceitarem a oferta”.

2 – Trabalhadores querem fazer parte

Líderes de sucesso escutam seus liderados. Isso significa procurar oportunidades de perguntar, de forma informal, ideias ou pensamentos, e isso deve incluir também oportunidades formais para conseguir informações de seus empregados, como “entrevistas para ficar”, como diz Allyson, ou encorajá-los a postar seus pensamentos sobre o local de trabalho em um ambiente interno da empresa. “É importante que as pessoas sintam que fazem parte das decisões que a empresa toma, e ter sua voz ouvida durante as discussões e conversas é um grande fator para a satisfação do empregado”, diz ela.

3 – Ajude-os a crescer

Não só fazer seus colaboradores se sentirem valorizados e escutados, o trabalho de um bom chefe é oferecer oportunidades para avanços na carreira e treinamentos de capacitação. “A maioria das pessoas não quer permanecer estagnada, fazendo a mesma coisa por anos e anos. Na verdade, depois do salário, o segundo motivo mais comum para a aceitação de um novo emprego é a quantidade de ofertas de crescimento nas oportunidades oferecidas”, diz Allyson.

4 – Líderes são fortes

Os melhores profissionais têm líderes em lugares acessíveis para todos e estes lideram com clareza e focados no crescimento. “A natureza da liderança envolve tomar decisões difíceis, e os líderes das maiores empresas ganham o respeito dos liderados tomando as decisões corretas, mesmo se não forem escolhas populares”, diz Allyson.

5 – Valorize a equipe

Utilizar políticas amigáveis aos colaboradores da empresa os faz sentirem-se apreciados. “Enquanto coisas como academia, almoços grátis e viagens grátis podem ser efetivas, trabalhadores se sentem igualmente valorizados por benefícios menos luxuosos, como a oportunidade de se comunicar ou ter novas responsabilidades”, escreve Allyson. “Até um simples ‘obrigado’ é uma forma efetiva para qualquer empresa”, completa.
Agora com um caminho mais claro para transformar empresas chatas em ótimos ambientes de trabalho, considere o seguinte: Você está colocando pessoas como prioridade, ouvindo, ajudando-as e liderando com uma visão clara? Você as está valorizando? Perguntar a si mesmo e à sua equipe essas coisas é o primeiro passo para se tornar um líder de sucesso e melhorar o nome de sua companhia.
Fonte: http://www.administradores.com.br


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