Diário de Finanças

Todo dia tratamos de dinheiro...
Vamos tratar sobre como o dinheiro faz parte de nossa vida e também quebraremos alguns mitos, aliás, o primeiro grande mito é pensar no dinheiro como algo incorreto, pecaminoso e inerente apenas aos que integram ao selvagem sistema capitalista.
Bobeira....basta estudarmos a origem da moeda e concluímos que o dinheiro foi a grande invenção da sociedade para organizar as necessidades básicas do ser humano, lembram-se do escambo¹ (troca de mercadorias)? Vejam que hoje o dinheiro usado não necessariamente é o em espécie, não podemos ignorar a revolução do dinheiro virtual (cartão de crédito/débito)².
Semanalmente tratamos da necessidade do planejamento financeiro a fim de não entulhar a nossa vida com mais um obstáculo: dívidas. Aos que insistentemente ignoram essas dicas (certamente não acompanham o nosso blog) colocam toda a culpa da falta de alegria no bendito dinheiro, será verdade? Uma boa dica para construir uma opinião sobre esse tema é assistir ao filme “À Procura da Felicidade” (The Pursuit of Happyness -2006) com a dupla familiar Will Smith e Jaden Smith.
Como docente compartilho do mesmo sentimento de alguns colegas de profissão - a utopia, entendo que a única forma de mudar é por meio da educação, assim vamos compreender a relação do dinheiro em nossa vida:
- JUROS = é o custo do dinheiro, portanto, quando financiamos iremos pagar esse custo, por isso, temos obrigação de pesquisar o menor custo. Os juros informados nos noticiários são médias do mercado, vejam o post Temos educação financeira?, segundo a ANEFAC³ os juros do cheque especial são de 7,72% am, porém segundo o Banco Central a Caixa Econômica Federal cobra 4,27% am enquanto o Santander cobra 9,87% am.
A ideia do custo do dinheiro para quem investe também é a mesma, você que planejou, guardou parte de suas remunerações quer um ganho sobre esse dinheiro, portanto você vai emprestar para alguém e por isso deve pesquisar quem vai pagar mais. Vale lembrar que após a estabilização econômica brasileira (1994 – Plano Real) é ilusão sonhar com ganho de dois dígitos, porém a pesquisa é válida, levando em consideração investimentos tributados.
Exemplo valores acima de R$ 50 mil possuem rendimento tributado por IR na caderneta de poupança.
Recordamos da Teoria da Escassez:
Na economia tudo está pautado na busca de produzir o máximo de bens e serviços com os recursos limitados disponíveis, não é possível à produção de uma quantidade infinita de cada bem capaz de satisfazer completamente aos desejos humanos. Uma vez que os nossos desejos materiais são virtualmente ilimitados e insaciáveis e os recursos produtivos, escassos, assim, não podemos ter tudo o que desejamos e, portanto, é imperativo que o homem faça escolhas.
Portanto devemos refletir sobre as nossas escolhas financeiras.
Abraços,
Professor Alex Sandro
Fontes: -Texto
¹Conheçam sobre a história do dinheiro em http://www.bcb.gov.br/?origemoeda ;
²http://dinheiro.br.msn.com/guias/n%C3%BAmero-de-transa%C3%A7%C3%B5es-com-cart%C3%A3o-de-cr%C3%A9dito-em-sp-deve-crescer-12percent-em-2012-1
³ ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.
4 Abraham Maslow disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow
- Imagem
www.escritoriowgandradecontabilidade.blogspot.com
Mestre Alex,
ResponderExcluirSempre dando dicas para termos uma saúde financeira melhor, aprendi com alguns especialista e tem um regrinha a respeito de dinheiro, por Warren Buffett:
Regra nº 01 - Nunca perca dinheiro.
Regra nº 02 - Nunca esqueça e regra nº 01.
Já comentei aqui como destaque de emprendendor, ele é o maior doador da história ao doar mais de 37 milhões para a organização criada por Bill e Melinda Gates.
Você precisa saber exatamente onde está para descobrir qual o melhor caminho para chegar aonde deseja estar.
Semeamos nosso pensamentos e colhemos ações.
Semeamos nossas ações e colhemos nossos hábitos.
Semeamos nossos hábitos e colhemos nosso caráter.
Semeamos nosso caráter e colhemos nosso destino. (Anônimo)
Pense Nisso e Boa semana!!!
Mestre Alex,
ResponderExcluirEu gosto desta área financeira, apesar de não ser o meu forte, sou mais aplicado em gestão e desenvolvimento de pessoas. Procuro sempre ficar atualizado neste assunto.
Aproveitando parece básico dizer que uma empresa precisa de controle financeiro, não é?
Mas sabemos que muitas pessoas e empresas pecam por não ter um controle financeiro (falta de planejamento).
Ser um empreendedor de sucesso no Brasil e com saúde financeira, requer muita dedicação.